Tema: Respeitando Limites e Regras.
Tempo Sugerido: 6 semanas
Justificativa:
Na fase pré-escolar, a palavra “limite” tem vários significados, que vão das potencialidades físicas da criança e sua atuação no grupo até a tolerância em relação à frustração e a aceitação das regras coletivas. É importante destacar que a noção de limite só é alcançada por meio do autoconhecimento e não pelos parâmetros alheios.
Observando o comportamento dos alunos durante brincadeiras, rodas de conversa, literatura infantil constatei que as crianças interrompem constantemente essas atividades. Começam a falar todos juntos, um fala mais alto que o outro, interrompe a explicação de adultos.
O projeto se justifica pela possibilidade de através de histórias, roda de conversa, músicas, brincadeiras e jogos abrir reflexão sobre a importância de respeitar o direito dos outros também falarem, de desenvolver o senso-crítico para agir por vontade própria, de saber diferenciar os assuntos que são importantes dos mais urgentes, para saberem quando é permitido interromper as pessoas ou brincadeiras. É necessário, portanto, que sejam transmitidos também os valores que norteiam o limite. A imposição de limites é a garantia de uma educação que prepara as crianças para a realidade e as disciplina no processo de amadurecimento humano.
A partir do desenvolvimento deste projeto, espera-se que ocorra a conscientização e a mudança de hábitos de cortesia principalmente, dentro do grupo-classe.
Objetivos:
· Favorecer o conhecimento sobre o significado das seguintes palavras: respeito, limites e regras;
· Desenvolver atitudes de respeito pelo eu e também pelos outros, entendendo que respeito é um estado de consciência que nasce da percepção do valor de todas as coisas;
· Incentivar o desenvolvimento do senso-crítico;
· Estimular a reflexão sobre atitudes corretas em relação aos amigos;
· Refletir a existência desses valores e dar-lhes a devida importância em nossas vidas;
· Utilizar os jogos como maneira de treinar respeito, porque todos têm regras;
· Incentivar a adoção de hábitos de cortesia e reforçar os existentes;
· Favorecer a socialização;
· Promover situações de contato físico entre os alunos.
Aspectos:
Atividades em Grupos:
1. Roda de conversa e cantada;
-Explorar sobre limites, regras e respeito;
-Elaboração das regras que serão aplicadas na sala de aula.
2. Piquenique no parque;
3. Pinturas coletivas;
4. Desenho espontâneo com lápis de cor;
5. Dia de cuidar do amigo.
Brincadeiras:
· Telefone sem fio;
· Boca de forno;
· Dança do tapete;
· Batata quente;
· Teatro de bonecos;
· Brincadeiras de roda;
· Jogos de memória.
Histórias:
· A descoberta de Miguel;
· O bebê que sabia brincar;
· Bichinhos solidários;
· Com licença: Coleção Boas Maneiras;
· Obrigado (a): Coleção Boas Maneiras;
· Desculpe-me: Coleção Boas Maneiras;
· Cumprimento: Coleção Boas Maneiras;
· Por Favor: Coleção Boas Maneiras.
Músicas:
· A canoa virou;
· Bom dia;
· A minhoca;
· Forma de expressão;
· Vamos brincar;
· Livro amigo;
· Dancinha para descontrair;
· Até amanhã, escolinha;
· Chegada: ”Que bom que você veio...”.
Recursos: CDs, rádio, diversos papéis, tesouras, cola, canetas hidrográficas, lápis de cor, alfabeto móvel, bingos, livros diversos, fantoches, Eva, livros diversos, cordas, dobradura, giz de cera.
excelente abordagem, também fazemos onde trabalho, no colegio particular zona norte sp parabéns pelo artigo escrito, coisa mais linda
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