Olá!!!

Sejam todos bem vindos!

domingo, 10 de abril de 2011

Projeto: Litites e Regras


ProjetoTe adoro viu

Tema: Respeitando Limites e Regras.

Tempo Sugerido: 6 semanas

Justificativa:
        Na fase pré-escolar, a palavra “limite” tem vários significados, que vão das potencialidades físicas da criança e sua atuação no grupo até a tolerância em relação à frustração e a aceitação das regras coletivas. É importante destacar que a noção de limite só é alcançada por meio do autoconhecimento e não pelos parâmetros alheios.
        Observando o comportamento dos alunos durante brincadeiras, rodas de conversa, literatura infantil constatei que as crianças interrompem constantemente essas atividades. Começam a falar todos juntos, um fala mais alto que o outro, interrompe a explicação de adultos.
        O projeto se justifica pela possibilidade de através de histórias, roda de conversa, músicas, brincadeiras e jogos abrir reflexão sobre a importância de respeitar o direito dos outros também falarem, de desenvolver o senso-crítico para agir por vontade própria, de saber diferenciar os assuntos que são importantes dos mais urgentes, para saberem quando é permitido interromper as pessoas ou brincadeiras. É necessário, portanto, que sejam transmitidos também os valores que norteiam o limite. A imposição de limites é a garantia de uma educação que prepara as crianças para a realidade e as disciplina no processo de amadurecimento humano.
          A partir do desenvolvimento deste projeto, espera-se que ocorra a conscientização e a mudança de hábitos de cortesia principalmente, dentro do grupo-classe.
 Objetivos:

·         Favorecer o conhecimento sobre o significado das seguintes palavras: respeito, limites e regras;
·         Desenvolver atitudes de respeito pelo eu e também pelos outros, entendendo que respeito é um estado de consciência que nasce da percepção do valor de todas as coisas;
·         Incentivar o desenvolvimento do senso-crítico;
·         Estimular a reflexão sobre atitudes corretas em relação aos amigos;
·         Refletir a existência desses valores e dar-lhes a devida importância em nossas vidas;
·         Utilizar os jogos como maneira de treinar respeito, porque todos têm regras;
·         Incentivar a adoção de hábitos de cortesia e reforçar os existentes;
·         Favorecer a socialização;
·         Promover situações de contato físico entre os alunos.

 Aspectos:

 Atividades em Grupos:

1. Roda de conversa e cantada;
-Explorar sobre limites, regras e respeito;
-Elaboração das regras que serão aplicadas na sala de aula.
2. Piquenique no parque;
3. Pinturas coletivas;
4. Desenho espontâneo com lápis de cor;
5. Dia de cuidar do amigo.

 Brincadeiras:
·         Telefone sem fio;
·         Boca de forno;
·         Dança do tapete;
·         Batata quente;
·         Teatro de bonecos;
·         Brincadeiras de roda;
·         Jogos de memória.

Histórias:
·         A descoberta de Miguel;
·         O bebê que sabia brincar;
·         Bichinhos solidários;
·         Com licença: Coleção Boas Maneiras;
·         Obrigado (a): Coleção Boas Maneiras;
·         Desculpe-me: Coleção Boas Maneiras;
·         Cumprimento: Coleção Boas Maneiras;
·         Por Favor: Coleção Boas Maneiras.

Músicas:
·         A canoa virou;
·         Bom dia;
·         A minhoca;
·         Forma de expressão;
·         Vamos brincar;
·         Livro amigo;
·         Dancinha para descontrair;
·         Até amanhã, escolinha;
·         Chegada: ”Que bom que você veio...”.

Recursos: CDs, rádio, diversos papéis, tesouras, cola, canetas hidrográficas, lápis de cor, alfabeto móvel, bingos, livros diversos, fantoches, Eva, livros diversos, cordas, dobradura, giz de cera.

Um comentário:

  1. excelente abordagem, também fazemos onde trabalho, no colegio particular zona norte sp parabéns pelo artigo escrito, coisa mais linda

    ResponderExcluir